80s

Rádios dos anos 80 – Programa Djalma Jorge

Tutinha (Djalma Jorge)

Em meados dos anos 80, o então dono e diretor geral da Rádio Jovem Pam 2, Tutinha, cansado da mesmice das FMs da época, decidiu inovar e criar um personagem que seria o oposto dos DJs da moda e foi assim que nasceu o DJ Djalma Jorge.

Djalma Jorge Show era um programa politicamente incorreto, transmitido pela “Rede Zambo”que satirizava os dramas da vida de uma forma até mesmo maldosa, porém muito engraçada. Esse foi o segredo do sucesso, já que ia contra os conceitos dos programas da época. Ia ao ar aos sábados à noite e era reapresentado nas tardes de domingo, mas o sucesso foi tão grande, que foram inseridas vinhetas do programa de meia em meia hora na programação da rádio.
Djalma Jorge era um locutor quase fanho, falava um português completamente errado, tinha um péssimo gosto musical e era metido a galã, sempre começava os programas declarando seu amor às ouvintes e declamava um poema, claro sem rima nenhuma.

Durante o programa eram intercaladas músicas de sucesso e músicas breguíssimas, inclusive, um dos quadros de sucesso era o “Controle de Qualidade”, em que rolavam 3 músicas, sempre de duplo sentido e os ouvintes elegiam a melhor, ou , a pior!!!!

Os personagens eram hilários, os textos eram muitas vezes improvisados e o clima era de completa descontração, tanto que ouvíamos os integrantes rindo ao fundo de suas próprias piadas, tudo isso feito com muita qualidade por toda a equipe. Equipe, aliás, composta por grandes nomes do humor como Oscar Pardini, Alberto Saad e Zé Américo.
O programa satirizava vários programas da TV como o Jornal Nacional, Globo Economia e quase todos os quadros do programa Silvio Santos.

Os comerciais fictícios eram muito bem bolados e as traduções simultâneas também eram muito divertidas.
Os personagens mais famosos eram; o Chefe Bródi e seu filho Timontem, Djalminha o filho retardado do DJ, Carlos o mudo, Charles o cego, Siliano Siliano o repórter, os Professores Talaco e Odilon, Silvio Cantos, entre outros.
Selecionei alguns trechos do programa para matarmos saudades:

DJ Djalma Jorge
“I Love you mina, nóis é DJ, nóis é bom, nóis é Djalma, e amigo-lhes eu digo-lhes que as vesga, as gorda, que esse DJ é loco por vocês, alô ténica, corta”
Amigo-lhes, amiga-lhas, esta no ar os Pograma Djalma Jorge Show, este mensageiro do sexo, esse pequeno currupião, a você pequena nima que esta nesse momento com o radinho na mão, ouvindo essa voz que afaga-lhes os pé, os pograma Djalma Jorge é sucesso, porque nóis vem fazer os pograma pelado com uma flâmula do Flamengo no ananás, por isso que esse pograma é sucesso. “

Professores Talaco e Odilon

“Bom agora daremos dicas para você vestibulando, Prof.Talaco, por favor, dê um exemplo de uma frase com a palavra Rim:”
“- Pois não; Quem rim por último, rim melhor!”
“Porf. Odilon como o senhor definiria a matéria Química?”
“- Química é um pronome proverbial do segundo grau, conjugado na segunda semana do mês de agosto, sempre na proporção.”

Reporter Siliano Siliano
“Dicas econômicas: o dólar hoje permaneceu estável sujeito a chuvas no decorrer do período, o Overnight fechou, mas é só bater que ele abre, o câmbio negro foi espancado na África do Sul e hoje os bancos estão em festa, é aniversário do gerente!”

Silvio Cantos
“E ai Lombardi, ela morreuuuuuuu!!!!!”

O programa ficou no ar até meados dos anos 90, quando Tutinha saiu para se dedicar aos novos projetos da casa, inclusive ele é o idealizador do programa “Pânico”.
Bom, fica aqui mais um programa dos anos 80 para matarmos saudades.

Fonte: Projeto Autobahn

Anúncios

Deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s